Criada em 2000 com o objetivo de representar institucionalmente as exibidoras detentoras de multiplex no País, a ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex) tem como associadas: Arteplex, Cineart, Cinemark, Cinépolis, Cinesystem, GNC Cinemas, Moviecom e UCI Cinemas. Juntas, elas representam 52% do número total de salas e aproximadamente 65% da bilheteria nacional.
Em 2017, a entidade foi responsável por firmar um importante acordo com o ECAD (Escritório Central Arrecadador de Direito Autoral) e encerrar anos de litígios judiciais e conseguindo uma solução que atende artistas e exibidores.
Ainda no mesmo ano, conquistou a renovação do RECINE (Regime especial de tributação para desenvolvimento da atividade de exibição cinematográfica) e o reconhecimento do governo à respeito da importância do segmento e do retorno propiciado pelo investimento em novas salas e/ou na modernização das existentes.
Marco recente, em 2021, o setor cinematográfico foi inserido no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), do Governo Federal, outra conquista que teve participação da ABRAPLEX. A iniciativa atendeu o setor de cultura e entretenimento, o mais impactado pela pandemia do coronavírus (Covid-19).
Hoje a Associação conta com dois importantes propósitos que norteiam seu compromisso com associados, mercado e sociedade: ampliar significativamente o número de municípios com telas, democratizando o acesso à cultura e entretenimento, e rever a regulamentação do setor.
SOBRE A ABRAPLEX
-
22 ANOS
Da bilheteria nacional vem dos exibidores associados a ABRAPLEX
-
52%
Do número total de salas em funcionamento no Brasil são de associados da entidade;
-
65%
Da bilheteria nacional vem dos exibidores associados a ABRAPLEX