Cerca de 47% das salas de cinema em funcionamento no Brasil e aproximadamente 65% da bilheteria nacional: esse é o impacto da ABRAPLEX no mercado exibidor.
Criada em 2000, a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex - ABRAPLEX representa as redes Arteplex, Cineart, Cinemark, Cinesystem, GNC Cinemas, Cinépolis, Moviecom e UCI Cinemas, responsáveis por levar o cinema a milhões de brasileiros e ser uma engrenagem essencial para a economia e cultura do país.
O Brasil tem 457 cidades com multiplex, em um universo de 5.569 municípios. A ABRAPLEX atua para fortalecer a indústria do audiovisual, valorizar as produções nacionais e expandir essa presença, defendendo programas de incentivo e acompanhando debates que impactam o segmento, como regulamentação do streaming e da janela de exibição, combate à pirataria, cota de tela, acessibilidade, política de ingressos e tributação.
A entidade tem um histórico de conquistas relevantes:
✔ 2017: acordo com o ECAD, encerrando litígios e criando um modelo justo para artistas e exibidores;
✔ 2017: renovação do RECINE, estimulando a modernização e a abertura de novas salas de exibição;
✔ 2021: inclusão do setor de exibição cinematográfica no PERSE, iniciativa que ajudou empresas a se reerguerem após a pandemia;
✔ 2023: criação e apoio à "Semana do Cinema", campanha nacional, realizada duas vezes por ano, que já levou mais de 20 milhões de espectadores às salas de exibição em todo o país para ver seus filmes favoritos com preços acessíveis.
Com essa trajetória, a ABRAPLEX reafirma seu papel de articulação junto a autoridades, produtores, distribuidores, fornecedores e sociedade, promovendo um segmento mais inovador, sustentável e acessível.
SOBRE A ABRAPLEX

-
25 ANOS
Atuando em defesa das exibidoras que operam em multiplex
-
47%
Do número total de salas em funcionamento no Brasil são de associados da entidade
-
65%
Da bilheteria nacional vem dos exibidores associados a ABRAPLEX