06/02/2024
Ato está marcado para o dia 07 de fevereiro, em Brasília, e tem como objetivo enfatizar a importância do PERSE para a geração e manutenção de empregos nos setores de Eventos, Cultura, Entretenimento e Turismo
A ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex) e a FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), que juntas representam 100% das exibidoras que atuam no Brasil, participarão da Mobilização das Frentes Parlamentares em defesa do Turismo, Cultura e Entretenimento pelo PERSE, que foi idealizada pelo deputado Felipe Carreras, autor do PERSE, a deputada Renata Abreu e a senadora Daniella Ribeiro. O evento acontece no dia 07 de fevereiro, às 15h, em Brasília.
O principal objetivo dessa mobilização é evitar a extinção gradual do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) até 2025, que foi definida na Medida Provisória 1.202, de 2023, que trata da reoneração de diversos setores da economia. O PERSE foi instituído por meio da lei 14.148 de 2021 e seus termos foram debatidos, analisados, negociados e apreciados em 7 votações do Congresso Nacional.
“A expectativa é que a retomada completa do nosso setor ocorra somente em 2027. Temos um gargalo de filmes que não foram lançados e um movimento nos cinemas mais baixo do que o registrado no pré-pandemia. Além da interrupção das produções ao longo da crise sanitária, enfrentamos um novo baque em 2023, com uma nova paralisação das produções por conta da greve que ocorreu em Hollywood. Tudo isso, enquanto gerenciamos dívidas acumuladas no período. Ou seja, o PERSE foi e é uma salvação para o nosso segmento. Sem ele, dificilmente o exibidor do Brasil conseguiria sobreviver aos anos que ainda têm pela frente para a total recuperação”, comenta Marcos Barros, presidente da ABRAPLEX.
Um levantamento feito pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) apontou que houve um aumento de 17% no número de pessoas nas salas em 2023, em comparação com 2022. Porém, o crescimento ainda é lento. Janeiro de 2024, por exemplo, registrou 50% menos público do que o mesmo período em 2019. “A ABRAPLEX e a FENEEC vão lutar e negociar com o governo a fim de manter o benefício, fundamental para a categoria”, finaliza Barros.
Sobre o PERSE
O PERSE é um programa do Governo Federal criado durante a pandemia e que engloba as leis 14.046, 14.148, 14.161, 14.179 e 14.186. Na prática, ele trata sobre refinanciamento de dívidas, créditos para sobrevivência das empresas, desoneração fiscal, manutenção de empregos e condições de adiamento e cancelamento de atividades.